Definição:
Um sistema de filosofia teológica e mística fundada no século III por Plotino, e desenvolvida por vários de seus contemporâneos ou quase contemporâneos, incluindo Jâmblico, Porfírio, Proclo e. Também é influenciada por uma variedade de outros sistemas de pensamento, incluindo o estoicismo eo pitagorismo.
Os ensinamentos são fortemente baseado na obra de Platão, um filósofo na Grécia clássica. No tempo de Plotino, eles teriam sido simplesmente chamado de "platônicos". Entendimentos modernos têm nos levou a criar uma nova palavra para separar este sistema de pensamento daquele ensinado por Platão.
Enquanto o neoplatônicos no início eram pagãos, muitas idéias neoplatônicos influenciado tanto crenças tradicionais cristãs e agnósticas.
Crenças Neoplatonistas estão centradas na idéia de uma única fonte suprema de bondade e de ser no universo a partir do qual todas as outras coisas descer. Cada iteração de uma idéia ou forma torna-se menos e menos todo perfeito. Neoplatônicos também aceitam que o mal é simplesmente a ausência de bondade e perfeição. Finalmente, neoplatônicos apoiam a idéia de uma alma do mundo, que acaba com a separação entre os reinos de formas e os reinos da existência tangível.
Escritores como Marslio Ficino, Bruno Giordano, e Giovanni Pico della Mirandola reviveu neoplatonismo durante o Renascimento.
Comentários
Postar um comentário